Sobre Lucas Isawa

“A tradição técnica de execução de lanternas japonesas é repassada com liberdade e experimentação formal de expressiva criatividade, em especial no seu design”, diz Lucas Isawa. São objetos que se modificam influenciados pela brisa que os movimenta ou pela luz, que realça a estrutura, leveza e transparência das figuras de peixes e animais marinhos feitos em três dimensões.

“A relação volume-estrutura leva também ao distanciamento do objeto resultante de sua referência inicial, sejam peixes, animais marinhos ou outras quaisquer, nos levando a escultura-luminária por si só”, explica o curador Marcelo Suzuki. “As esculturas de bambu apresentam um artista verdadeiramente multidisciplinar, acostumado com a cizânia da arte moderna e com o objeto e a utilidade do mundo”.

A larga experiência de Lucas Isawa também na área de design de interiores reforça sua competência para a produção das luminárias-esculturas e a proposição dos diferentes efeitos luminotécnicos de cada uma. Seu trabalho demonstra extrema capacidade de separar com segurança desenho e pintura, no sentido estritamente técnico do que significa separação primordial, atuando com destreza em ambos os fundamentos.

Seja com base em um firme desenho ou na coordenação do olhar de pintor, transita com a mesma facilidade entre as três dimensões de suas luminárias-esculturas ou esculturas de bambu. Há sem dúvida, grande importância na influencia de sua formação dentro da cultura familiar japonesa, que carrega um olhar capaz de captar abstrações, gerando imagens novas tiradas daquelas que o cotidiano acaba nos ocultando.

Marcelo Suzuki

(texto para exposição 100 anos da imigração japonesa no Brasil)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s