Um novo cardume

Como amigo, conhecia já o trabalho de longo tempo e então deu-se um duplo fenômeno: o Centenário abriu as portas para o trabalho ser visto por um público muito maior nas diversas exposições realizadas. O reconhecimento imediato advindo foi estrondoso, com toda a razão, por parte tanto do público especializado quanto de leigos, visitantes anônimos, visitas guiadas de ciranças de escolas, enfim, é algo cuja força cognitiva é imediata, a despeito da alta sofisticação e elaboração dos aparatos. Lucas Isawa: escultor.

Passadas as exposições das “luminárias”de Lucas Isawa, ocorridas no ano de 2008, Centenário da Imigração Japonesa, efeméride que promoveu diversos eventos vinculados à saga da nossa presença aqui no Brasil, eu mesmo mestiço, é que foi possível visualizar melhor o trabalho de Lucas como artista, independente das condições de descendente, pais emigrados para outro país, que em períodos de confraternizações assim acabampor deixar de mostrar o lado próprio, específico desse artista. Lucas é um artista brasileiro de origem ou ascendência estrangeira como tantos outros e que, por nossa contingência histórica e cultural são “brasileiríssimos”.

Resumindo a história: não são exatamente luminárias, nem “arte luminária, nem design, nem artesanato: é a mistura, que ele criou de uma atenção de alta acuidade no olhar e antever o desenho (desejo) em algo que já existe, como habilidade (e extrema delicadeza oriental) de transformá-lo numa escultura. Ele desenha, constrói, pinta, tão bem, também, e quanto.

Daí intitular essa amostra de Lucas:escultor

É só um dos aspectos que esse artista tem para mostrar.

Marcelo Suzuki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s